7 de agosto de 2018

ÍNDIOS


É lógico, nem tudo é via de regra, há índios já contaminados pela decadência e pobreza intelectual do colonizador. Digo, pelas sombras que governam  o planeta inteiro espalhando usos e costumes inconseqüentes, guerras e misérias; roubando a vida, a identidade e a esperança dos povos . Porém, é ainda entre os índios que se encontra as barreiras que  batem  de frente contra essa destruição do tudo nesta Terra.

Disse “do tudo” porque não se trata tão somente da apropriação indevida de bens naturais e materiais, mas inclusive da destruição de virtudes humanas como: honra, ética, moralidade, respeito, coragem,  fraternidade, família etc.

Um povo sem identidade não tem por que lutar, não sabe por que está aqui, para que vive, não conhece de onde veio nem reage a nada. É escravo e serve de joguete nas mãos dos poderosos.

Pois é, por um acontecimento inusitado, resolvi  resgatar o modo de vida indígena produzindo arte pintada, esculpida ou escrita*. 

Para conceber melhor meu trabalho, pesquiso culturas, filosofias, arte, ciência*, usos e costumes nativos. Conseqüentemente  me deparo com um paradigma absurdamente diferente capaz de mudar a existência em todo lugar. Reconheço uma identidade poderosa e nada tendo a ver com a dualidade socialismo-capitalismo; esquerda- direita, cristão- muçulmano, pobre -rico. Vejo neste paradigma a capacidade de unir, fraternizar, solidarizar, ensinar mutuamente. Nota-se uma sociedade que leva a consideração pelo outro ao extremo.

Não é atoa que o poder estabelecido no mundo faz vistas grossas e até apóia massacres de indígenas pelo mundo afora.
Não posso desconsiderar a gigantesca contribuição  dada pelos negros à nossa identidade.

Rubens Prata



*escrita: Escrevi , a respeito dos índios, prosas, versos, crônicas e Contos( como Vila dos Botocudos, OsFantasmas de Andrade Silva) neste mesmo blog.

*As fotos  se referem a minha própria produção de escultura e pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço imensamente sua opinião