17 de dezembro de 2017

HONRA X COMPROMISSOS = DILEMA

Embora honra seja um sentimento/atitude totalmente em desuso há quem ainda a possua.
Pois é ,honra está tão demodê que até o Google traz significados contraditórios. Honra é a qualidade daquele que cumpre seus compromissos com uma consciência ética e moralizada em todas a exigências que a vida apresenta.
Honra-se a obrigação de educar os filhos e prepará-los para a vida adulta, incutindo-lhes princípios éticos e morais,
Honra-se o/a conjuge com fidelidade, carinho, cumplicidade, respeito, colaboração.
Cumpre-se as obrigações sociais, visitando os doentes, mantendo conversas elevadas e construtivas, evitando maledicências, solidarizando-se com o próximo, servindo com profissionalismo fazendo o melhor que pode com aquilo que você dispõe.
Cumpre-se as obrigações profissionais, entregando o pedido no prazo estipulado e dando o seu melhor para efetuação da obra encomendada.
Enfim, honra não está só nos pagamentos das dívidas em dia, mas na própria existência.
Agora o DILEMA está em como honrar os compromissos quando há uma gigantesca engenharia do consentimento (*) aplicada no mundo todo através das mídias mentirosas, filmes nos condicionando a um baixo astral, personalidades e políticos inescrupulosos mantendo-nos escravizados a um sistema destruidor sem nos apercebamos disso? Sistema este, que nos leva a desejos desnecessários, competitividade absurda, consumismo doentio, envenenamento e a destruição, não só da honra como de todas as outras virtudes, inclusive do amor próprio.
Outro agravante do DILEMA é quando se está mais velho e, o que se ganha não dá para suprir as necessidades extras de alimentação especial para idosos, remédios; quando vc não tem a liberdade de orientar com o mesmo carinho e força de dedicação os netos, , quando a casa, que custou anos para construir vai desabar antes do fim de seus dias.
Felizmente velhos tem cartas na manga para ganhar o jogo com a paciência adquirida, pois já passaram todas as desilusões, vexames e apertos que a vida proporciona;. já se livraram do imediatismo, compreendem os mecanismos da vida e sabem que não vão levar a casa para o outro lado da vida


Pintura de Rubens Prata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço imensamente sua opinião