23.1.16

O PENSADOR

Certa ocasião chegou-me um comprador de arte e disse-me:
-Quero encomendar uma escultura do pensador de Rodin. Pelo que vejo em seu ateliê noto que vc é capaz de fazê-la, pois já mandei fazer 4 estátuas com escultores diferentes e nenhum acertou. Quero que saia perfeita, uma cópia exata! Enfatizou ele.
Putz!... Pensei eu, já não gosto de fazer cópias de outros artistas e ele quer exatidão sendo essa obra tão conhecida. 
Mas, sabe como é; artista plástico está sempre precisando de dinheiro, mesmo não querendo aceitei o desafio.
Estudei, Estudei, peguei várias fotos na internet . Para dificultar não tinha foto de todos os ângulos numa posição desejável. Além do mais, a posição do Pensador não é de um jeito que naturalmente uma pessoa normalmente senta e no meio das pernas tem um pinto impossível de esculpir porque as goivas não tinham espaço na minha escultura menor do que a original. Então cortei o tronco no meio para esculpir o pinto e detalhes das peras e colei novamente para acabar a obra.
Enfim, durante 40 dias trabalhei nela alojado num quiosque da Praça Padre Tavares em Avaré - SP, onde expus meus trabalhos por uns tempos.
Sei que por preguiça e cansaço não entalhei perfeitamente a pedra onde senta o Pensador. Mas senti um êxtase no final da obra com se estivessem ao meu redor o próprio Rodin com sua esposa, além de outros elementos espirituais.
Hoje, sinto saudades daquele êstase maravilhoso, da presença amiga de espíritos me congratulando no final do trabalho e, só reconheço que esta escultura é a minha por causa dos quadros no fundo do quiosque e um detalhe da porta de vidro.
NOTA: A Última foto é da escultura verdadeira do 


Rubens Prata

Rodim.https://www.facebook.com/AteliedeArtesRubensPrata/photos/pcb.555039001317159/555032121317847/?type=3