19 de outubro de 2015

A TERRA NÃO GIRA EM TORNO DO SOL, SEGUNDO ALGUNS BRASILEIROS

Ha alguns dias atrás, tive a oportunidade de assistir a peça Galileu Galilei na PUC estrelada por Denise Fraga. Além das nuances criativas do autor, percebia-se as dificuldades que Galileu tinha para provar que a Terra girava em torno do Sol e não o Sol que girava em torno da Terra. 
Era praticamente impossível supor para o povo da época, pois todos os dias via-se o Sol nascendo no leste passando por cima do Globo e morrendo no oeste. Portanto, nada mais natural era pensar o Sol girando em torno da Terra.
Certo dia, de tanto pesquisar pelo telescópiozinho, Galileu viu as quatro Luas do "Sol" Jupiter desaparecerem atrás de Júpiter e reaparecem concluindo visivelmente e comprovadamente que são os planetas que giram em torno do Sol e não ao contrário.
Precisando ter muito cuidado para não cair nas mãos da inquisição solicitou ao papa que observasse a mesma realidade através do telescópio e o convidado mandou dois representantes do Vaticano. Um era especialista nos dogmas da igreja, outro era doutor nos ensinamentos de Aristóteles.
Pois bem, por mais que Galileu instigasse desesperadamente que os ditos "doutores" olhassem a famigerada luneta eles não olhavam. Preferindo a se ater aos livros que possuíam. Já que não constava nos seus escritos a descoberta de Galileu, o coitado com as provas nas mãos teve de sujeitar-se à mentira escrita.
Semelhante a idade média, hoje há pessoas continuando a se recusar a olhar ao seu redor. Ou seja, se não saiu na Globo, se não está escrito na mídia jornalistica não existe, não é verdade.
O livro já não é mais o do Aristóteles e menos ainda dos dogmas da igreja, pois a religião de hoje é a economia, o "Deus" o dinheiro e os "santos" são os banqueiros os apóstolos são congressistas os sacerdotes a mídia, as beatas juízes e agregados e assim vai. Mas a atitude cega é a mesma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço imensamente sua opinião